fbpx
Perfil

Angelo Macedo fala sobre conteúdo diferenciado do LogiCult

Site dedicado a comunicar, divulgar e promover a cultura criado em 2013 conta com publicações sobre os principais patrimônios da arte moderna contemporânea

Por Carla Maio

Produzir e apoiar publicações ligadas a área cultural. Diante da necessidade de comunicar a constante produção de arte e conhecimento desse cotidiano, Angelo Macedo de Oliveira, Bruno Borazanian e Heitor Borazanian criaram em 2013 o LogiCult, instrumento de informação para todos aqueles que pesquisam, produzem, divulgam e promovem a cultura.

Curtas-metragens de Lado Kvataniya, Gökalp Gönen e Xue Enge; lançamentos do Greta Van Fleet, System Of A Down e Arlo Parks; pinturas de Nicola Verlato e murais de Zësar Bahamonte; esculturas de Ron Mueck e Hendrik Beikirch. Ao longo das mais de 340 publicações do site é possível vislumbrar verdadeiro arsenal cultural, alguns dos principais patrimônios da arte moderna contemporânea.

O que começou com uma simples ideia de reunir poesias e opiniões em um blog pessoal, logo se tornou coisa séria.

“Nessa mesma época, meu filho Bruno Borazanian também estava começando a desenvolver um trabalho de divulgação artística. Diante dessa coincidência, unimos nossas convicções e criamos o site com a ajuda técnica de meu sobrinho e afilhado Heitor Borazanian. E os desafios foram e continuam intensos: houve um hackeamento que levava quem acessava o LogiCult para outros sites, também ocorreu a paralisação dos serviços inúmeras vezes por questões externas e o mais complicado foi a mudança forçada que tivemos que fazer para continuar as postagens. Na verdade, foi um recomeço, pois perdemos mais de 4800 publicações. Tudo isso nos serviu como aprendizado e a resiliência nos deu forças para voltar com mais vontade de continuar. Aliás, aproveitamos essa situação e fizemos uma reformulação total no site”, conta Angelo.

Vídeo, curta, clipes, animação, ilustração, desenho e pintura são algumas das linguagens artísticas às quais o LogiCult se dedica. O grande nível das publicações se justifica por intenso trabalho de pesquisa dos colaboradores para garantir pautas diversificadas, que muito além de agradar os leitores, informam.

“Esse trabalho de pesquisa é realizado diariamente e o Bruno é o responsável por boa parte dessa curadoria, enquanto eu ajudo com algumas indicações pontuais. Para chegar nas postagens finais e determinar o conteúdo a ser compartilhado, primeiramente ele seleciona os artistas, define quais as obras serão publicadas dando prioridade para o que é mais recente, desenvolve os textos, etc. No caso dos videoclipes, o principal desafio é estar constantemente antenado para divulgar o que é lançamento”, define Angelo.

Golden Shot – Gökalp Gönen – LogiCult

Em meio às publicações do LogiCult, há trabalhos elaborados de forma colaborativa. E é também dessa forma, por meio da parceria com outros artistas para fomentar a cultura, que o site torna-se ainda mais impressionante, pois garante variedade e olhares a partir de diferentes pautas ligadas à área cultural. “É sempre um grande prazer trabalhar em parceria. Um exemplo disso foi o projeto Flyers Culturais, que foi gerado com a intenção de unir poetas e fotógrafos e está disponível gratuitamente em nosso Facebook. Participaram desse projeto Anita Borazanian, Castelo Hanssen, Edson Mac, Isabel Borazanian, Jéssica Donegá, Marina Pinto, Philippe Borazanian, Roberta Villa, Valdir Lira, entre outros. As tirinhas também fazem parte da nossa história de colaborações e grandes nomes da área apoiaram nossas iniciativas como Benett, Fabiano Alvez, Pedro Ivo, Pirikart, Rafael Corrêa, Renan Noir, Sushi Comix, etc”, pontua Angelo. Para conhecer o Projeto Flyers Culturais e se divertir com as postagens bastante irreverentes, acesse https://www.facebook.com/media/set/?vanity=LogiCult&set=a.399674736787594.

Muito embora grande parte das ações sejam creditadas ao LogiCult, Angelo enfatiza a importância dessas parcerias e a existência de um canal aberto para que qualquer pessoa possa colaborar com pautas ligadas à área cultural. Para colaborar, entre em contato pelo e-mail contato@logicult.com ou pelas redes sociais do LogiCult no Twitter: www.twitter.com/logicult e no Facebook: www.facebook.com/LogiCult.

Arlo Parks – Hope – Molly Windsor – Molly Burdett – Robbie Ryan – LogiCult

De acordo com Angelo, o retorno do público que acompanha esse trabalho de fino trato tem sido de grande satisfação, com registro de acessos em países como Estados Unidos, Ucrânia, Hong Kong, entre outros.

“Como trabalhamos como instrumento de informação para todos aqueles que pesquisam, produzem, divulgam e promovem a cultura, podemos dizer então que nosso público-alvo é qualquer pessoa que se interesse por arte. Vale destacar que 27% das visualizações do LogiCult vem do Brasil, seguido por Estados Unidos (17%), Suécia (11%), Hong Kong (9%), Alemanha (6%), Israel (6%), Rússia (4%), Ucrânia (3%), França (3%), etc. Atualmente, o Twitter é o nosso principal canal de comunicação com o público e com os artistas”, comemora Angelo, satisfeito por receber essas mensagens e elogios vindos de várias partes do planeta, uma experiência, segundo ele, positiva e enriquecedora.

E as conquistas não param por aí. “Por estarmos em contato constante com o mundo da arte, adquirimos uma boa conexão com artistas de todas as áreas. E esse reconhecimento é o que é mais gratificante nessa nossa tarefa de compartilhar cultura. E como bônus, ganhamos experiências e saberes”.

Conheça os colaboradores do LogiCult:

Angelo Macedo de Oliveira

Angelo Macedo de Oliveira

Dramaturgo, escritor e produtor cultural. Tem obras literárias publicadas em antologias. Desde a década de 70, é ativista no movimento cultural guarulhense. Participou da fundação do Grupo Literário Letraviva, bem como de festivais de teatro e música. Atualmente, trabalha nas atividades e acompanhamento de projetos culturais no Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria de Cultura de Guarulhos/SP. No LogiCult atua na divulgação e na indicação de postagens.

Bruno Borazanian

Bruno Borazanian

Formado em Design de Interiores, frequentou a faculdade de Design Gráfico. Desde então, trabalha na área desenvolvendo cartões, convites, flyers, identidades visuais, ilustrações, logos, restaurações fotográficas, etc. É compositor e foi vocalista da banda Cine Flórida. No LogiCult atua na pesquisa, desenvolve as postagens, cuida das redes sociais e ajuda na divulgação.

Heitor Borazanian

Heitor Borazanian

Formado em Gestão Financeira, Pós-graduado em Educação Financeira, escolheu a área de Tecnologia e Desenvolvimento Web como profissão. Atualmente trabalha para a UolEdTech, braço de tecnologia para educação do grupo UOL. No LogiCult atua pontualmente como suporte para a parte de tecnologia e manutenção da plataforma online, além de sanar dúvidas e realizar novas implementações.

Acompanhe o LogiCult

www.logicult.com

www.twitter.com/logicult

www.facebook.com/LogiCult

2 thoughts on “Angelo Macedo fala sobre conteúdo diferenciado do LogiCult

  • Reflexão!
    A produção artística, até então relacionada a uma persistente estética causada por uma magnitude de interpretação, relaciona-se com a tomada de consciência, de conhecimento, do próprio sujeito que se encontra com a obra. O expectador tomado pelo conflito torna para sua subjetividade, sendo motivado até mesmo a alterar sua prática fundamental.
    @macedoangelo

    Reply
    • Alexandre Bernardo Medeiros

      Gostei da matéria, PARABÉNS…..

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content