Artista guarulhense participa do FESTGRAV
Adriano Gambim está entre os 36 artistas latino-americanos que participam do Festival de Gravura LAB – FestGrav que tem sua abertura de forma remota neste sábado (07) as 15 horas.
Será inaugurada de forma remota através das plataformas do LAB no Facebook e YouTube no Laboratório das Artes, neste sábado (07 de Agosto), a partir das 15 horas a exposição do Festival de Gravura do LAB – FestGrav, que reúne 70 obras de trinta e seis artistas brasileiros e latino-americanos.
A mostra foi organizada por uma comissão do LAB com a curadoria de Atalie Rodrigues Alves. Concebido como um espaço para difusão da gravura em suas diversas modalidades, o FestGrav tem como objetivo fomentar a arte da gravura, ampliar a bagagem cultural do público e incentivar novos talentos.
O artista guarulhense Adriano Gambim é um dos partiicipantes desta edição. “Olha é com grande orgulho que vim a participar deste belíssimo projeto da Atalie, fui convidado a participar pois ela já conhecia o meu trabalho pois tínhamos participado de outros projetos no passado como por exemplo do SP Estampa. Vejo o quanto a importância de participar de um projeto como esse, do qual divulgar a gravura e difunde a linguagem e a sua importância no cenário artístico Brasileiro . Por isso me sinto honrado de participar.” disse o artista que pretende estar em breve visitando presencialmente a exposição.
A exposição poderá ser visitada individualmente ou em pequenos grupos mediante agendamento, cumprindo os protocolos sanitários recomendados pela Prefeitura de Franca, interior do estado de São Paulo. Além da exposição, o FestGrav vai oferecer oficinas remotas e rodas de conversa sobre a gravura.
Duas obras do artista guarulhense com a temática do nú feminino estão presentes na exposição. “As imagens foram desenhos que tinha realizado do croquiscafe e os transformei em gravuras. Explorei a técnica da matriz perdida para realizar estes trabalhos, está técnica consiste em retirar da matriz a área da qual você quer que fique branco mais uma cor, após a impressão da primeira cor e da tiragem, pegasse a mesma matriz e se trabalha mais um pouco retirando outras áreas, volta a fazer a impressão das mesmas cópias porém com outra cor sobrepondo. Assim se tem mais cores na mesma imagem.“
A exposição permanecerá em cartaz até o dia 23 de Dezembro.
Uma referência para as artes no Nordeste Paulista
O Laboratório das Artes de Franca – Lab surgiu em 1982, iniciativa de um grupo de artistas e produtores culturais da cidade, como um projeto coletivo de produção e integração das mais diversas manifestações culturais e artísticas locais. Em 1983, por iniciativa do arquiteto Mauro Ferreira, foi construído um prédio para sediar as atividades do grupo, que se manteve ativo até 1987. Em 2009, o mesmo arquiteto e a artista plástica Atalie Rodrigues Alves reativaram o espaço e suas atividades, porém voltados para as artes visuais, a arquitetura e o patrimônio cultural.
O Lab se firmou como um pólo de referência cultural na cidade, realizando atividades diversificadas no campo das artes visuais, da arquitetura e do patrimônio cultural de Franca e região e constituindo e promovendo a divulgação de um significativo acervo das artes visuais modernas.
O Lab possui espaço de exposição e sala para oficinas culturais, nos quais abriga mostras de arte, cursos de difusão e formação, debates, seminários, desenvolvimento de pesquisas e atividades de arte-educação.
Cruzando Fronteiras
Além da participação no Festival de Gravura do LAB – FestGrav, a arte do guarulhense Adriano Gambim pode ser conferida em sua cidade. Até o dia 17 de outubro, de terça a sexta, das 10h às 18h, sábados e domingos, das 14h às 19h, o Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael recebe a exposição Entre Linhas e Formas da Natureza, projeto do Atelier Conexões financiado com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura – FunCultura. A entrada é gratuita e a classificação, livre. Clique aqui para saber mais sobre a exposição.
No entanto a agenda artística do Gambim não se encerra em território nacional. Ainda esse ano seus trabalhos também levarão o nome da cidade e do país para importantes exposições na cena europeia. “Mês que vem (setembro) estarei participando da 22ª Trienal Grenchen na Suíça como um dos poucos Artistas Brasileiros a entrarem para expor. Em janeiro ou fevereiro estarei na Biennal Europea dell’Incisione em Acqui Terme – Itália.” completa a agenda do artista que participa que retorna depois de 13 anos a Bienal de Acqui Temme – esteve em 2007 e 2009.
Serviço
Exposição: FestGrav – curadoria de Atalie Rodrigues Alves
Abertura: dia 7 de Agosto, Sábado, às 15h pelo Youtube e Facebook do LAB
Visitação: 9 de Agosto a 23 de Dezembro de 2021
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação, Franca (SP)
Entrada Franca
Informações: (16) 3722-5004
www.laboratoriodasartes.com.br
Visitas devem ser previamente agendadas