fbpx
Notícias

Guarulhos tem representante eleito para Conferência Nacional de Cultura

Além do guarulhense Paulinho Trewasae, a região do Alto Tietê terá mais 4 representantes dentre delegados do poder público, sociedade civil e pela conferência temática do Patrimônio Histórico.

Eram quase 23 horas quando no Teatro Sérgio Cardoso, no bairro do Bixiga, região central da capital, encerrava-se a 4ª Conferência Estadual de Cultura. Um evento controverso que ocorreu de forma híbrida e faz parte do calendário da Conferência Nacional. 

Importante ressaltar que inicialmente a Conferência estava prevista apenas para o mês de dezembro em formato online e presencial. Depois de muita articulação e debate os fazedores de cultura do estado conseguiram garantir a ampliação das datas garantindo mais dois dias de encontro em formato híbrido, permitindo assim a ampla discussão, a correta acessibilidade e o espaço democrático de participação.

A Conferência Estadual de Cultura teve como objetivo reunir os delegados eleitos em todos os municípios do Estado de São Paulo para o debate e encaminhamento de propostas para o desenvolvimento do setor artístico, dos trabalhadores das artes e das garantias culturais para todo cidadão. Além das diretrizes para o estado, é na conferência Estadual que também são eleitas propostas e delegados do estado para compor a 4ª Conferência Nacional de Cultura.

Sobre as propostas

Ao todo, a Conferência estabeleceu 28 propostas para o estado de São Paulo, sendo quatro prioritárias e outras quatro propostas em cada um dos eixos estipulados. Para a conferência nacional, o total é de 14 propostas, sendo 2 prioritárias e outras 2 por eixos.

Conheça os eixos temáticos:

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura:

Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social:

Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória:

Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural:

Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade:

Eixo 6 – Direito às Artes e Linguagens Digitais:

Dentre as principais propostas, figura a necessidade do fortalecimento e regulamentação concreta das diretrizes do Sistema Nacional de Cultural, com um olhar especial para o financiamento à cultura e a regularização e apoio aos trabalhadores da cultura. No Estado de São Paulo, a demanda e o debate foram fortalecidos ainda pela necessidade da regionalização dos debates, ampliando o alcance dos recursos e das políticas públicas para todas as regiões administrativas do estado.

A Delegação de Guarulhos

Eleitos em 2023 durante a VIII Conferência Municipal de Cultura, ocorrida na Câmara Municipal de Guarulhos, a delegação da cidade foi composta pelos delegados da sociedade civil em ordem de votação por: Janaína Reis, Marcelo Mendonça, Thiago Guerra e Vitor Souza.  Paulinho Trewasae foi o indicado pelo poder público municipal. Ao longo dos encontros , por razões pessoais, Thiago Guerra precisou se abster da participação, incluindo assim a presença de Roman Lopes na condição de suplente imediato.

Ao final da noite do dia 18 de janeiro, 60 delegados foram eleitos de acordo com as regras da Conferência Nacional de Cultura, que respeita a participação de ⅓ de representantes indicados pelo poder público e ⅔ de representantes da sociedade civil, sendo dentre esses garantida a participação de ao menos 1 representante de cada região administrativa, 18 delegados eleitos através das conferências setoriais e cota de 50% de inclusão de gênero, raça, deficiência física entre outros.

Com 14 votos, Paulinho Trewasae foi eleito como um dos representantes do Estado na Conferência Nacional de Cultura que acontecerá em Brasília, entre os dias 4 e 8 de março de 2024.

A articulação do Alto Tietê

Antes mesmo de avançar para os dias finais da Conferência Estadual de Cultura, alguns delegados eleitos pelas cidades que compõem o consórcio de municípios do Alto Tietê começaram uma articulação para garantir maior presença da região.

Eleita pela Conferência Temática de Patrimônio Material Cind Kelly Octaviano foi referendada durante a Conferência e garantiu sua participação e a representação do Alto Tietê em uma das vagas.

Juntamente com Paulinho Trewasae, Cristoilma de Itaquaquecetuba também foi eleita por toda a plenária dentre os representantes indicados pelo poder público. Dentre os delegados da sociedade civil, o plenário ainda elegeu mais dois representantes: Denilza Kaimbé de Itaquaquecetuba e Caroline Alcântara de Suzano.

Para mais informações sobre a Conferência Estadual de Cultura, acesse os documentos oficiais em https://www.cultura.sp.gov.br/4a-conferencia-estadual-de-cultura/

Aproveite ainda para se preparar e ficar por dentro de como será a 4ª Conferência Nacional de Culutral pelo site: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/4a-conferencia-nacional-de-cultura-1/4cnc

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content