fbpx
NotíciasOpinião

Leoni comemora 40 anos de carreira e presenteia público do Sesc Guarulhos com show repleto de sucessos

Show do cantor e compositor contou com grandes hits de sua carreira solo, músicas do Kid Abelha e Heróis da Resistência, além de  sucessos de parceiros e amigos

Por Carla Maio

“Um artista que não tem público, não tem uma carreira; ele tem um hobby. Então, se eu tenho uma carreira, eu devo isso a esse público maravilhoso, que vem aos shows, me acompanha, ouve minhas músicas, eu tenho um carinho muito grande por todos vocês”. É nesse clima de festa que o compositor Leoni sobe ao palco do teatro do Sesc Guarulhos nos últimos dias 3 e 4 de novembro, acompanhado da banda Outro Futuro, para show em comemoração de 40 anos de estrada, trajetória brilhante que rendeu ao rock nacional dezenas de hits de sua carreira solo e tantos outros à frente de bandas como Kid Abelha e Heróis da Resistência.

Durante as duas horas de show, Leoni e a banda Outro Futuro deram um espetáculo de carisma, interação com o público, atenção e carinho entre si. Embriagados com letras que dialogam com alguns de seus sentimentos mais secretas, o público reagiu com palmas efusivas e gritos de muita satisfação e delírio, afinal, o que havia ali era o recorte de uma das épocas mais efervescentes da música brasileira, e sim, é sempre gostoso reviver essas emoções.

Leoni abre o show com Educação Sentimental, música que dá nome a um dos mais icônicos álbuns do Kid Abelha, lançado em 1985 e produzido por Liminha, conceitualmente conhecido como um trabalho arrojado e poético. Desse mesmo disco, Leoni traz ainda ao longo do show outros sucessos como Lágrimas de Chuva, A Fórmula do Amor, Garotos e Os Outros, que na voz e violão foi acompanhada pelo público em um coral uníssono de muitas emoções e lembranças. “Tímidos, mas afinados, muito bom!”, vibra Leoni.

Temporada das Flores desperta o sentimento de esperança que tomou conta de todos nós depois dos dias tenebrosos da pandemia. Em Fotografia, a celebração da vida, dos dias passados ao lado dos amigos com calma e simplicidade rememoram a dimensão de contornos suaves dos “laços invisíveis que havia, as cores, figuras, motivos, o sol passando sobre os amigos, histórias, sorrisos e afeto em frente ao mar”, diz a letra.

Leoni lembra com alegria de grandes amigos que já se foram e que tiveram grande impacto em sua carreira e no músico que ele se tornou, e essa memória ganha eco em Quase Sem Querer, de Renato Russo, Exagerado, do amigo e poeta Cazuza, e Chega Mais, da roqueira Rita Lee, além de Baião, do rei Luiz Gonzaga, um pout pourri que deixa o sucesso Notícias de Mim com um astral ainda mais agitado, senão, festivo, com destaque especial para o groove da contrabaixista Carol Mathias, um show à parte.

Foto: Julia Aluar

Depois da apoteose progressiva das guitarras de Antonio Leoni e do estreante Hugo Belford em 50 Receitas, Leoni faz uma pausa para falar de Melhor Pra Mim, música sobre amores que deram certo, sobre relações gentis e generosas. “Essa música fala de um amor que deu tão certo que eu a compus para a minha namorada há 30 anos, e ela continua sendo a minha namorada”, conta Leoni, feliz!

O contraponto dos amores que dão certo entra em Incapacidade de Amar, composição de Leoni que ficou conhecida na voz de Cazuza. Das parcerias ilustres e referências para sua carreira, Leoni traz ainda Alegria Alegria, de Caetano Veloso, e Quase um Segundo, de Herbert Vianna, e confessa: “essa é uma das canções que eu gostaria de ter escrito”.

Das curiosidades desses 40 anos e celebração de inúmeras parcerias, Leoni conta que a guitarra que hoje é de seu filho, uma Fender Telecaster, pertenceu ao primeiro guitarrista da Crisma, Pedro Farah, banda de escola que, em seguida, deu origem ao Kid Abelha. Naquela época, quando Pedro abandonou a banda, o Herbert Viana comprou a guitarra e, anos depois, já neste milênio, deu de presente ao Leoni, que presenteou seu filho, uma das tantas histórias de amor do rock nacional.

Foto: Julia Aluar

Mais que cantar e tocar, no palco, Leoni também dança e interage de maneira absurdamente simpática com o público. Já no finalzinho do show, ele sai em meio à plateia, dividindo o microfone com os fãs em Pintura Íntima, segundo o músico, foi assim que tudo começou. “Quem mais quer cantar comigo?”, brinca o músico, animado!

Leoni volta ao palco para o Bis, e  faz voz e violão em Eu Quero Você, e com a banda Outro Futuro, encerra a noite com Por que Não Eu?. Do lado de cá, os fãs esperam que Leoni celebre o vigor da vida com mais shows na cidade, afinal, estaremos sempre um pouco tímidos ao recebê-lo, mas sempre rigorosamente  afinados.

Set List

  1. Educação Sentimental
  2. As Cartas Que eu Não Mando
  3. Temporada das Flores
  4. Fixação
  5. Nosferatu
  6. Dublê de Corpo
  7. Notícias de Mim
  8. Baião
  9. Fotografia
  10. Quase sem Querer
  11. 50 Receitas
  12. Os Outros
  13. Melhor Pra Mim
  14. Incapacidade de Amar
  15. Quase um Segundo
  16. Garotos
  17. Só pro Meu Prazer
  18. Lágrimas de Chuva
  19. Alegria Alegria
  20. A Fórmula do Amor
  21. Alice
  22. Chega Mais
  23. Pintura Íntima
  24. Exagerado

Bis

  1. Como eu quero
  2. Por Que Não Eu?

Foto da capa: Julia Aluar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo