Livro “7 Lendas Urbanas de Guarulhos” é lançado em evento
Por Valdir Carleto
O livro “7 Lendas Urbanas de Guarulhos”, de autoria do professor, historiador e contista Elton Soares de Oliveira, foi lançado no sábado, 14/8, no Espaço Livre Café Bar, com todos os cuidados em razão da pandemia.
A obra foi custeada com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio do Funcultura da Prefeitura de Guarulhos.
O autor explicou que a ideia do livro surgiu a partir de outro que produziu há alguns anos, “Causos e lendas guarulhenses”, e relembrando coisas que ouviu em bairros da cidade ao pesquisar para escrever a história dos locais, para livros que foram produzidos.
Ele tomou a iniciativa de contatar a Escola Saga, propondo que alunos de desenho digital fizessem as ilustrações. Não era possível pagar muito, mas sugeriu um valor total a ser compartilhado e surgiram vários alunos e ex-alunos interessados e até dois professores, ex-alunos: Vitor Gauthier e Tony Oliveira. Assim, eles e mais cinco artistas ficaram encarregados de ilustrar cada uma das sete lendas: Caio Hermínio, Letícia Lobato, Lucas Hiroyuki, Núbia Santos e Gustavo Rossetto. E a ex-aluna Giulia Dora fez a capa e o projeto gráfico.
A Carleto Editorial foi contratada para produzir a obra, efetuando o registro na Biblioteca Nacional (ISBN). A Câmara Brasileira do Livro elaborou a Ficha Catalográfica. A arte final ficou aos cuidados do designer Rogério Aguiar Hanssen.
O resultado foi um belo livro que, embora com desenhos de oito artistas diferentes, cada um com seu estilo, guarda uma harmoniosa identidade.
Ao evento compareceram, além do autor e dos ilustradores, o professor Tharsis Willy Pinheiro de Moraes, coordenador da Escola Saga, que atuou como mestre de cerimônias; gerentes e membros da equipe de produção da Saga; o ex-secretário de Cultura Vitor Souza, em cuja gestão o livro foi aprovado para receber recursos da Lei Aldir Blanc; atualmente, ele é produtor e apresentador do portal Guarulhos Cultural; o jornalista Gil Campos, editor do jornal Guarulhos Hoje. A professora Natalina interpretou duas das lendas.