Florbela Espanca inspira espetáculo musical da Ciabatta de Teatro
A Flor do Sonho, monólogo poético musical de Marcos Lopes é permeado com canções inéditas, feitas especialmente para o espetáculo, com a formação instrumental: piano e violoncelo
Por Silas Macedo
Na próxima terça-feira (7), em duas sessões, às 16h e 20h, estreia A Flor do Sonho, monólogo poético musical de Marcos Lopes, contemplado pelo edital Funcultura de Guarulhos, por meio da Lei Aldir Blanc. Filmado no Complexo Cultural Funarte, em São Paulo, o espetáculo conta com apresentações gratuitas online nos dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de setembro de 2021, sábados e domingos, às 20h, exibidas na página da Ciabatta de Teatro do YouTube, no endereço https://bit.ly/3s1RTpf. A classificação é 12 anos.
A Flor do Sonho retrata a inquietante vida da poetisa portuguesa Florbela Espanca, contada através de suas próprias obras poéticas e de cartas escritas por ela. Esse conteúdo é permeado com dez canções inéditas inspiradas em seus poemas, feitas especialmente para o espetáculo por Marcos Lopes e apresentadas ao vivo, com a formação instrumental: piano e violoncelo.
Florbela é quem conta sua história, entre lembranças e devaneios, sem uma ordem cronológica, revisitando sua obra poética e suas cartas, muitas delas para o irmão Apeles, pelo qual tinha um amor muito especial. Entre as recordações familiares, de seus casamentos e amores, Florbela canta parte de seus poemas, muitos deles obras-primas da autora que até hoje fascinam leitores de todas as partes do mundo.
Sobre Florbela Espanca
Florbela Espanca nasceu em 1894 e é considerada uma das mais importantes poetisas portuguesas, além de uma das primeiras feministas do país. Sua poesia tem estilo peculiar, aliando sofrimento e desencanto ao desejo de ser feliz. Espanca suicidou-se com o uso de barbitúricos no dia do seu aniversário, 8 de dezembro de 1930, antes do lançamento de sua obra prima, “Charneca em Flor. Um dos objetivos do projeto é trazer a importante obra poética da autora para mais próximo dos brasileiros e, através deste trabalho, perpetuar o trabalho da poetisa, apresentando-a para o público do nosso país que não a conhece de uma forma diferente: teatral (monólogo poético musical).
Ciabatta de Teatro
Criada em 2004 por Marcos Lopes, nasceu para divulgar a arte através de musicais, shows e espetáculos inéditos, experimentando vários tipos de elementos como: teatro, música e poesia. Apresentou seus espetáculos em vários teatros e espaços culturais importantes como: Theatro São Pedro, Funarte, Centro Cultural São Paulo, Teatro Brigadeiro, Praça Roosevelt, Teatro Lauro Gomes (São Bernardo), Teatro Municipal de Araras, Casa das Rosas, entre outros.
Espetáculos: “Assassinato no Bixiga, quem matou Arnesto?” “A Senhora que fazia tortas”, “Robin Hood”, “Vacilei e agora?”, “Dezesseis”, “Monólogos da Escuridão”, “Marcha Nupcial”, “Marcha Nupcial número 8”, “Jeremias não quer mais sonhar”, “Avatar”, “No Silêncio das Palavras Escondidas”, “Ilusão de Ótica”, “Sete Gatos Pardos no Telhado da Casa Amarela”, “Romeu e julieta”, além de leituras dramáticas da obra de Agatha Christie: “A Ratoeira”, “O Caso dos Dez Negrinhos”, “Retorno ao Assassinato”, “Testemunha de Acusação” e “Encontro com a Morte”.
Para saber mais sobre a Ciabatta de Teatro, acesse:
Acesse:
https://ciabatta.wixsite.com/teatro
https://ciabattaflorbela.wixsite.com/a-flor-do-sonho
http://fb.com/ciabattadeteatro
https://www.facebook.com/ciabattaflorbel
Serviço
A Flor do Sonho
Estreia: terça-feira, dia 7 de setembro
Horário: sessões às 16h e às 20h
Espetáculos nos dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26
Horário: sábados e domingos às 20h
Transmissão pelo canal do Youtube da Ciabatta de Teatro
Link: https://bit.ly/3s1RTpf
Censura: 12 anos
Ficha Técnica
Texto, música e direção: Marcos Lopes
Cenografia e figurino: Teresa Cristina Molina
Arranjos, direção musical e piano: Leonardo Lima
Violoncelo: Anselmo Luiz Sabo
Iluminação: Tiê Fabiano
Foto da capa: Teresa Molina