fbpx
NotíciasPerfil

Perfil pessoal de Adriano Gambim no Instagram é galeria de artes

Desenhos, ilustrações, gravuras e pinturas do artista plástico guarulhense reunidos na rede social demonstram riqueza de sua produção

Por Carla Maio

O perfil do Instagram do artista plástico e professor de arte Adriano Gambim é uma galeria de artes. Em sua página, que conta com cerca de 470 publicações e aproximadamente 700 seguidores, o artista se dedica a postagens de trabalhos de diversos estilos, com pinturas, desenhos e gravuras, xilogravuras, linóleo gravuras e gravuras em relevo. Dentre as propostas de Gambim está a possibilidade de realizar um trabalho para que mais pessoas possam conhecer e valorizar a cidade e seus contemporâneos nas linguagens artísticas e históricas. Para conhecer esse trabalho, acesse https://www.instagram.com/adrianogambimrocha/ .

“Minha relação com as redes sociais é algo relativamente novo. Eu participo de alguns leilões de artes pela Galeria Fibra e a Maíra Maciel, uma das proprietárias do espaço, incentivou as postagens do meu trabalho no Facebook e Instagram. Eu sempre tive certa resistência quanto a isso, mas no ano passado, logo que começou a pandemia e eu tive mais tempo, passei a explorar um pouco esse recurso, e percebi que as pessoas que me acompanham pelas redes sociais têm o hábito de comentar com bastante frequência, falam da temática, das técnicas”, observa o artista.

Adriano também tem desenhos de corpos nus, que chamaram bastante atenção dos seguidores e despertaram interações e devolutivas bastante significativas. “Gosto muito de explorar a temáticas dos corpos nus, seus movimentos e formas, e muitas pessoas falaram sobre eles, tive muitos retornos bacanas, encomendas de trabalhos, e isso tem sido muito interessante”.

Nú em escorço. Desenho a grafite. Dimensões: 30×21. Ano: 2009.

Adriano Gambim nasceu em 1983, em Guarulhos. Graduou em Artes Plásticas pela Unimesp em 2006, ele concluiu pós-graduação na Unesp em 2011. Seus trabalhos mostram uma relação muito próxima com temas urbanos, cotidianos e questões sociais, um modo de retratar o convívio humano e social que já é feito há alguns anos, desde 2004, nos tempos da faculdade. “No caminho para a faculdade, na Vila Rosália, eu costumava fazer alguns registros dos lugares por onde passava, desenhava o cotidiano das pessoas dentro do ônibus”.

Calçadão da Rua Dom Pedro II/Guarulhos

A partir de 2010 começou uma série que retrata o município de Guarulhos, seus pedestres, meios de transporte e pontos conhecidos. Além de gravuras da vista da Av. Tiradentes, a Maria Fumaça na Praça IV Centenário, Lago dos Patos, Calçadão da Rua Dom Pedro II, Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso, Adriano se dedicou a registrar lugares representativos da cidade de São Paulo como a Estação da Luz. Recentemente, em parceria com Prof. Evanir Baptista Penna, Adriano deu início a um trabalho de registro pedagógico dos pontos turísticos da cidade, com desenhos de linhas contínuas do Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade. O artista plástico também realizou pesquisa de pigmentação das terras de Guarulhos e conseguiu 13 tons de cores. A partir daí, ele próprio prepara as tintas usadas nos desenhos, gravuras e pinturas.

Criando conexões

Gambim é um dos fundadores do Atelier Conexões, onde mantém intenso trabalho de pesquisa em pintura, desenho e xilogravura. Além de Adriano, o Atelier Conexões é formado por Sergio Andrejauskas, Antônio Edson Machado e Nelson Maldonado, muito mais que artistas plásticos, grandes parceiros e amigos. O coletivo possui um espaço no Jardim Arapongas, onde fomentam exposições de artistas plásticos. Fundado em 2010, o atelier propõe a integração com o público de forma diversificada, por meio da participação em exposições, oficinas, palestras, citações em livros da área, entre outras.

“Para que os artistas das artes visuais possam ter seu trabalho conhecido, é necessário divulgação, apoio e incentivos. Além disso, é necessário que haja espaços para mostrar seus trabalhos. Para nós, artistas plásticos, é necessário ‘matar um leão’ por dia para que a gente consiga vencer as barreiras e dificuldades, que vão muito além de produção das obras, pois é o próprio artista quem deve divulgar e negociar seus trabalhos. Por isso, a formação de coletivos como o Atelier Conexões é uma das soluções para que esses aspectos que vão além da criação artística possam ser articulados”.

Recentemente, o Atelier Conexões empreendeu o projeto Entre Linhas e Formas da Natureza, exposição e lançamento de livro com gravuras de artistas plásticos, elaborado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do FunCultura.

“Os artistas que participam desse projeto são pessoas que conhecemos ao longo de nossa jornada, muitos professores da faculdade como o Francisco Maringelli, Gilberto Vançan, o Sérgio Niculitcheff, outros são amigos de longa data, como a Angela leite, parceira de menção honrosa no Museu da Xilogravura, artistas do município e grandes parceiros como o Claudinei Monteiro e o Helan Santos, pessoas bacanas que tivemos a oportunidade de reunir”.

 O trabalho de Adriano Gambim também pode ser apreciado em livros de artista do SESC Pompéia (2007) e da Unesp (2013), em catálogos de exposições internacionais coletivas na Itália, Espanha, Finlândia, Romênia, México e Colômbia, um total de doze países, e também nos catálogos das cinco edições da Bienal Internacional de Gravura de Araraquara, no Salão de Artes de Guarulhos em 2001, e Rio Claro.

Transformar o olhar e o modo de pensar

Diferente de um disco de determinado artista, em que as pessoas compram e consomem no dia a dia, ou acessam as plataformas de streaming para ouvir as músicas que mais gostam, as artes plásticas têm uma forma de apreciação muito diferente de outras expressões artísticas.

“A divulgação das artes plásticas atrai o olhar das pessoas de um modo muito diferente. No caso da música, por exemplo, as pessoas veem o músico; no caso das artes plásticas e visuais, a obra de arte é vista, mas não há contato com o artista, elas sabem seu nome, conhecem seu trabalho, mas não sabem quem você é. Com as redes sociais, isso vem mudando um pouco, os artistas estão mostrando mais a sua cara”.

Em 2016, participou como jurado do 15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos e, em 2020, da 16ª edição do evento, ao lado dos artistas visuais Anna Guerra e Oscar D’Ambrosio. Para Adriano, essa experiência diferenciada, que o colocou ao lado de artistas fantásticos e permitiu que ele olhasse e selecionasse as obras de outros artistas como crítico, foi fundamental para sua  carreira. “Isso se tornou algo muito importante para minha carreira como artista, o Oscar se dedicou a conhecer, divulgar e a escrever sobre meu trabalho, isso me fortaleceu ainda mais”, conta Adriano, sem deixar de mencionar a grande qualidade das obras dos artistas inscritos nas edições do Salão de Artes de Guarulhos.

Igreja de Bonsucesso. Gravura em relevo. Dimensões do Papel: 30×42. Mancha gráfica:19×26,5. Ano: 2013

Muito embora a Prefeitura de Guarulhos tenha fomentado a Pinacoteca Virtual em seu site oficial, onde as pessoas podem acessar parte do acervo de Artes Visuais do município, Adriano acredita que as artes visuais é um vasto campo ainda a ser explorado. “Há muita vontade por parte do setor de Artes Visuais da Secretaria de Cultura, mas falta fôlego, mais pessoas para fazer esse trabalho de incentivo e mais espaços para fomentar tanto as artes visuais quanto a dança, música e teatro. Seria muito importante divulgar as exposições nas escolas, trazer os alunos para ter esse contato desde pequenos”.

Para Adriano, o contato com a cultura tem o potencial de transformar o olhar e o modo de pensar das pessoas. Entre as alternativas para tornar a arte mais acessível, o artista acredita que parcerias com as empresas da cidade são fundamentais para que Guarulhos possa ter uma Pinacoteca física, um espaço permanente para que o público possa acessar os artistas e suas obras, algo realmente transformador e importante para a cidade.

Para conhecer o trabalho de Adriano Gambim, acompanhe-o nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/adriano.gambimrocha Instagram: https://www.instagram.com/adrianogambimrocha/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content