fbpx
NotíciasPerfil

Professoras criam editora especializada em literatura, livros infantis e publicações acadêmicas

Única com foco nesses gêneros em Guarulhos, a Quincas Editora parte do desejo de um projeto editorial alinhado à produção de obras de autores da cidade

Primeira editora de Guarulhos especializada em livros de literatura, livros infantis e publicações acadêmicas, a Quincas Editora foi criada há cerca de um ano pelas amigas Ana Maria Antunes de Campos e Miriã Soares dos Santos. O nome da editora, homenagem ao enigmático personagem machadiano Quincas Borba, reafirma a conexão literária entre Ana e Miriã, que além de sócias e empreendedoras, são também professoras.

A criação da Quincas partiu do desejo de um projeto editorial alinhado à produção de obras acadêmicas e literárias por autores da cidade de Guarulhos. A ideia surgiu na época em que Ana Maria e Miriã se conheceram na escola municipal José Maurício de Oliveira, no Cocaia. “Trabalhamos juntas por um ano e conversamos muito, a Ana já tinha livros publicados e eu queria publicar alguns textos e ela me incentivou, publiquei uma crônica, depois um conto. Então, durante a pandemia, conversamos sobre uma proposta com foco em ações coletivas”, explica Miriã.

Hoje, com a recente saída de Ana Maria da Quincas Editora, a escritora Yve de Oliveira, que também é professora da rede municipal, assumiu a empreitada com Miriã. Com a colaboração do designer gráfico Gustavo Luy, a Quincas foi completamente repaginada: recebeu novo logo, novas cores e um projeto mais moderno.

Para reunir escritores dispostos a publicar seus textos na primeira publicação literária da editora, a Quincas lançou edital com a temática ‘recomeçar’. “Com o avanço da vacinação, estávamos começando a sair do confinamento da pandemia, e achamos que seria importante para muitas pessoas falar sobre esse recomeço. Todos nós perdemos pessoas queridas, e eu não posso deixar de mencionar o professor César Oliveira, que foi um grande amigo. Então, a proposta foi que as pessoas pudessem escrever e deixar essas mensagens de ânimo e estímulo para aqueles que precisam superar esse período de trevas que se abateu sobre nós”.

E foi assim que surgiu Recomeçar, uma coletânea de poesias com textos de dez autores, dentre os quais as escritoras guarulhenses Yve de Oliveira, Marcia Marinho, Monalisa Galucci, além da própria Miriã, e escritores do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia e São Paulo. A editora conta também com outra coletânea literária: Tod@s El@s e nós.

Qualidade das publicações

Em agosto do ano passado, a Quincas Editora lançou Recomeçar, durante a 2ª Bienal do Livro de Guarulhos. No campo educacional, Quincas lançou ainda Educação e Tecnologia em Tempos Pós-Pandemia e Educação de Guarulhos: ressignificando sua prática, uma coletânea acadêmica na qual presta homenagem a Guarulhos. Para tanto, reúne professores, gestores e pessoas ligadas à área da Educação em Guarulhos e que desenvolveram trabalhos e aplicaram práticas de grande importância na rede municipal, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

“Considerando que existe um déficit de publicações acadêmicas na cidade, juntamos todos esses artigos científicos que são frutos de dissertações de mestrado e teses de doutorado, e lançamos Educação de Guarulhos: ressignificando sua prática. A arte de capa, criada pela professora de Artes Mônica Bittencourt, traz ilustração do Centro Municipal de Educação Adamastor”, explica Miriã.

Para além da ação de lançar os livros, Miriã pontua que o trabalho da Quincas Editora não se restringe a receber os originais, editar, imprimir e entregar para o autor. “Nós vamos além, fazemos o lançamento do livro, prestamos assessoria, fazemos indicações e divulgação em sites especializados, ajudamos o escritor a vender e a divulgar sua obra”.

Foi isso que o escritor Leandro Diel Rupp experimentou com a publicação de seu primeiro livro Um grande reino chamado Brasil, publicado pela Quincas Editora em novembro do ano passado, na 8ª Feira do Livro de Humaitá, no Rio Grande do Sul. Em suas 27 páginas, o livro apresenta histórias do folclore brasileiro para as crianças e propõe aos leitores uma imersão pela fauna e flora brasileira, por meio das ilustrações delicadas de Dezerê Morgana Diehl, artista de 19 anos, que também estreia profissionalmente na ilustração de livros.

“Queremos que os autores possam vender seus livros para um público além da família e dos amigos, sabemos que ninguém vai ficar rico vendendo livros, mas queremos que esses livros sejam também conhecidos pelo grande público. Por isso, prezamos pela qualidade das publicações, realizamos a revisão e diagramação com muito cuidado e isso colabora com nosso sonho, de ter uma editora que cuide dos autores, que seja presente e organize os saraus e coquetéis de lançamento”.

Para saber mais sobre a Quincas Editora, acesse o site e acompanhe as publicações em suas redes sociais no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo