Projeto Portas Abertas e Coletivo Kinoférico oferecem oficina de cinema gratuita
Participantes conhecerão as mais variadas etapas e segmentos da linguagem e produção audiovisual e terão contato com realizadores independentes de Guarulhos e São Paulo
Até o dia 23 de janeiro estão abertas as inscrições para oficina de cinema, oferecida gratuitamente pelo do Projeto Portas Abertas e Coletivo Kinoférico a maiores de 14 anos. O curso tem duração de quatro meses, de janeiro e abril, e as vagas são limitadas. O projeto tem como objetivo fomentar a produção local e contribuir com a formação da imagem do cinema de comunidades.
Para participar, os interessados devem se inscrever no endereço https://bit.ly/oficinacinema2022. O participante deve tomado pelo menos umas das doses da vacina contra a Covid-19. O resultado com o nome dos selecionados será divulgado no dia 24 de Janeiro e as aulas têm início no dia 29, sempre aos sábados, das 9h às 16h. As aulas acontecem na sede do Projeto Portas Abertas , que fica na Estrada do Itaim, 2304, no Jardim Izildinha (Vila Any), em Guarulhos.
Durante os encontros, os alunos conhecerão as mais variadas etapas e segmentos da linguagem e produção audiovisual. Além disso, os participantes terão contato com realizadores independentes da cidade de Guarulhos e da Grande São Paulo, Wesley Gabriel, André Okuma, Fábio Rodrigo, Nelson Simplício, Pamela Regina, Fernanda Campos, Alexandre Leão, Well Darvin, Miguel do Valle, Sérgio Gag, Marcelo Rodriguez, Moises Pantolfi e Edson Murata. Ao final das aulas teóricas os educandos produzirão dois curtas-metragens.
Saiba mais sobre o projeto nas redes sociais:
facebook.com/projetosportasabertas
facebook.com/coletivokinoferico/
Contato: portasabertas2022gmail.com / coletivokinoferico@gmail.com
Sobre o Projeto Portas Abertas
Este projeto visa a ampliação e aperfeiçoamento das atividades atualmente executadas no Projeto Portas Abertas, através de adequação e estruturação do espaço, aquisição de equipamentos e materiais para identificar, aperfeiçoar e valorizar o potencial agregador e capacidade da classe artística e da comunidade a título de colaborar no atendimento a uma importante demanda do município por espaços culturais equipados e adequados.
Desenvolvendo condições para que os membros da comunidade participem de maneira produtiva e construtiva na melhoria de qualidade de vida da região, tendo acesso a atividades de formação, geração de renda e inclusão social por meio de cursos, oficinas, eventos e palestras.
O projeto Portas Abertas é o investimento no ensino da arte e tem como objetivo ser um espaço para a prática de reconhecimento à diversidade cultural, étnica, social e econômica, através do fomento às expressões culturais, educacionais, artísticas e esportivas, respeitando a complexidade do pensar cultural e a dificuldade em encontrar uma definição para algo que, por essência, não é passível de limitações.
Sobre o Coletivo Kinoférico
O coletivo Kinoférico é um grupo que fomenta a produção audiovisual na região dos Pimentas, distrito periférico de Guarulhos, desde 2015. É um agente de propostas de difusão e discussão das pautas da comunicação e arte no local em que reside. Assim, o coletivo promove com seus parceiros oficinas de comunicação audiovisual, produção documental e videorreportagens, exibições de cineclube e produções autorais voltadas para a comunidade. A temática mais recorrente é a própria comunidade e os temas que emanam deste lugar, construindo um cinema periférico geralmente abordando questões das minorias e das juventudes. O trabalho do coletivo tem revelado a riqueza social, histórica e cultural da periferia guarulhense, despertando assim o olhar dos moradores para o espaço em que habitam.
Foto da capa: Coletivo Kinoférico/Divulgação