Agenda Cultural – de 20 a 26 de agosto
Anota aí! Confira os eventos que vão rolar em Guarulhos nos próximos dias e os principais destaques da vida cultural na cidade.
Sextamos todos em grande estilo com o lançamento do disco João Perreka e os Alambiques Ao Vivo e a estreia o selo Arrastão Cultural. Ouça essa belezura no YouTube e no Spotify.
A partir desta sexta-feira, 20, e até o dia 5 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, o Salão de Exposições da Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro, apresenta Entre o Homem e a Natureza, exposição de 34 obras do artista Claudinei Monteiro, dentre as quais pinturas sob cédulas, pinturas e desenhos de paisagens surrealistas, além de registros de trabalhos de street art (arte urbana). A mostra é aberta gratuitamente ao público e tem classificação livre. A Biblioteca Monteiro Lobato fica na Rua João Gonçalves, 349, no centro.
A grande novidade deste final de semana é a reabertura do Teatro Adamastor, depois de 18 meses com as atividades presenciais suspensas. No sábado (21), às 20h, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta concerto para piano com obras de Saint-Saëns e Tchaikovsky, espetáculo que integra a Série Grandes Mestres da Temporada 2021 das orquestras de Guarulhos. Além da presença do público, que precisa retirar os ingressos gratuitos pelo site (clique aqui) , o evento continua sendo transmitido pelas redes sociais das orquestras no YouTube e Facebook.
E também no sábado, um pouco mais cedo, das 14h às 16h, os artistas plásticos Adriano Gambim, Antônio Edson Machado, Nelson Maldonado e Sergio Andrejauskas, integrantes do Atelier Conexões, fazem monitoria da exposição Entre Linhas e Formas da Natureza, no Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael, na Vila Galvão. A entrada é gratuita e a classificação, livre. Para aguçar a curiosidade dos visitantes, a monitoria oferecerá orientações sobre produção, técnica, instrumentos utilizados e processo de criação. Enquanto conferem os trabalhos de artistas ligados à linguagem da gravura, o público também se aproxima dos artistas, dialogam e percebem sutilezas e detalhes das obras.
O Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael fica na Praça Cícero Miranda, s/nº, no Lago de Vila Galvão.
Vakinha da Rué La Companhia
A Rué La Companhia acaba de lançar Vakinha para financiamento coletivo de um grande sonho da trupe: criar um novo espaço artístico e cultural na cidade de Guarulhos. O espaço será destinado à oferta de aulas de circo, teatro e palhaçaria para o público em geral, além de oficinas, workshops de convidados, parcerias com professores para outros tipos de aulas e atividades. Esse espaço também se tornará a nova sede da Rué La Companhia. Saiba como colaborar, clique aqui.
1001 Noites de Cultura em Guarulhos
No episódio 0025 do Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos, Vitor Souza combina artes visuais e música em um bate-papo pra lá de descontraído. O primeiro convidado, Jon O Walace, é um artista visual autodidata, ilustrador, cantor, compositor e intérprete. Ele já rodou diversos bairros, mas é mais um morador do bairro Haroldo Veloso. O outro convidado, Vitor Vieira, é cantor, compositor, escritor e psicanalista. Ele nasceu em São Paulo, mora hoje em Campinas, mas passou boa parte da vida na Ponte Grande, em Guarulhos. Para ouvir o podcast, clique aqui.
Helo Vaka
Foto: Camila Rhodes Foto: Camila Rhodes Foto: Camila Rhodes
A multiartista guarulhense Helo Vaka acaba de lançar “Vela”, single de estreia na música da jovem de 30 anos. Disponível no Spotify e no YouTube, Vela fala de sonhos, busca, determinação e persistência, uma levada gostosa que logo cai no gosto e prende a atenção de quem a escuta.
Em “Vela”, a artista usa o mote da luz da vela para falar sobre a persistência necessária para se alcançar os sonhos. “Escrevi a música em 2013, na época, postei um vídeo no YouTube. O objeto vela é muito louco, ela pode acender outras velas sem se apagar, isso me faz pensar nas mensagens subliminares que surgem a partir dessa ideia. Agora, em 2021, a música ganhou o sentido de busca e foi preciso re-buscar essa vela no fundo da gaveta”, conta. Para ler a matéria completa sobre o lançamento, clique aqui.
7ª Mostra Guarulhense de Cinema
Produtores do audiovisual de obras cinematográficas realizadas na cidade de Guarulhos têm até o dia 12 de setembro para inscrever gratuitamente seus trabalhos na 7ª Mostra Guarulhense de Cinema. A mostra é uma iniciativa do Cineclube Incinerante e tem como objetivos a exibição de filmes nos quais promove o encontro de autores e aproxima o público dos realizadores. Para participar, os interessados devem ler o edital e preencher formulário de inscrição disponível no site www.mostraguarulhensedecinema.com.br.
Nessa edição, a Mostra conta com uma novidade. Além do tradicional panorama da produção de filmes realizados na cidade no último ano, é possível também inscrever filmes de municípios que compõe o Alto Tietê: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Fique por dentro, clique aqui.
Cinema que me Representa
E nesse sábado, a atriz, iluminadora, professora, produtora e diretora teatral Fernanda Carvalho publica mais uma crítica cinematográfica da série Cinema que me Representa, dessa vez do filme Ela Volta na Quinta, que conta a história de um casal de meia idade, que mora no Estado de Minas Gerais e está em uma crise na relação depois de 38 anos de casados.
Essa publicação integra um conjunto de oito críticas, resultado de um trabalho de observações de Fernanda a partir de um curso de formação realizado no Instituto Itaú Cultural em 2021. Nessa leva, serão apresentadas críticas de filmes nacionais, curtas-metragens independentes com links que se encontram disponíveis para apreciação do público.
E tem muito mais! Acompanhe a Agenda da Guarulhos Cultural em https://guarulhoscultural.com.br/agendacultural/.
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.