fbpx
Agenda Cultural

Agenda Cultural – de 20 a 26 de agosto

Anota aí! Confira os eventos que vão rolar em Guarulhos nos próximos dias e os principais destaques da vida cultural na cidade.

Sextamos todos em grande estilo com o lançamento do disco João Perreka e os Alambiques Ao Vivo e a estreia o selo Arrastão Cultural. Ouça essa belezura no YouTube e no Spotify.

A partir desta sexta-feira, 20, e até o dia 5 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, o Salão de Exposições da Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro, apresenta Entre o Homem e a Natureza, exposição de 34 obras do artista Claudinei Monteiro, dentre as quais pinturas sob cédulas, pinturas e desenhos de paisagens surrealistas, além de registros de trabalhos de street art (arte urbana).  A mostra é aberta gratuitamente ao público e tem classificação livre. A Biblioteca Monteiro Lobato fica na Rua João Gonçalves, 349, no centro.

A grande novidade deste final de semana é a reabertura do Teatro Adamastor, depois de 18 meses com as atividades presenciais suspensas. No sábado (21), às 20h, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta concerto para piano com obras de Saint-Saëns e Tchaikovsky, espetáculo que integra a Série Grandes Mestres da Temporada 2021 das orquestras de Guarulhos. Além da presença do público, que precisa retirar os ingressos gratuitos pelo site (clique aqui) , o evento continua sendo transmitido pelas redes sociais das orquestras no YouTube e Facebook.

E também no sábado, um pouco mais cedo, das 14h às 16h, os artistas plásticos Adriano Gambim, Antônio Edson Machado, Nelson Maldonado e Sergio Andrejauskas, integrantes do Atelier Conexões, fazem monitoria da exposição Entre Linhas e Formas da Natureza, no Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael, na Vila Galvão. A entrada é gratuita e a classificação, livre. Para aguçar a curiosidade dos visitantes, a monitoria oferecerá orientações sobre produção, técnica, instrumentos utilizados e processo de criação. Enquanto conferem os trabalhos de artistas ligados à linguagem da gravura, o público também se aproxima dos artistas, dialogam e percebem sutilezas e detalhes das obras.

O Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael fica na Praça Cícero Miranda, s/nº, no Lago de Vila Galvão.

Vakinha da Rué La Companhia

A Rué La Companhia acaba de lançar Vakinha para financiamento coletivo de um grande sonho da trupe: criar um novo espaço artístico e cultural na cidade de Guarulhos. O espaço será destinado à oferta de aulas de circo, teatro e palhaçaria para o público em geral, além de oficinas, workshops de convidados, parcerias com professores para outros tipos de aulas e atividades. Esse espaço também se tornará a nova sede da Rué La Companhia. Saiba como colaborar, clique aqui.

1001 Noites de Cultura em Guarulhos

Jon O Walace e Vitor Viera

No episódio 0025 do Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos, Vitor Souza combina artes visuais e música em um bate-papo pra lá de descontraído. O primeiro convidado, Jon O Walace, é um artista visual autodidata, ilustrador, cantor, compositor e intérprete. Ele já rodou diversos bairros, mas é mais um morador do bairro Haroldo Veloso. O outro convidado, Vitor Vieira, é cantor, compositor, escritor e psicanalista. Ele nasceu em São Paulo, mora hoje em Campinas, mas passou boa parte da vida na Ponte Grande, em Guarulhos. Para ouvir o podcast, clique aqui.

Helo Vaka

A multiartista guarulhense Helo Vaka acaba de lançar “Vela”, single de estreia na música da jovem de 30 anos. Disponível no Spotify e no YouTube, Vela fala de sonhos, busca, determinação e persistência, uma levada gostosa que logo cai no gosto e prende a atenção de quem a escuta.

Em “Vela”, a artista usa o mote da luz da vela para falar sobre a persistência necessária para se alcançar os sonhos. “Escrevi a música em 2013, na época, postei um vídeo no YouTube. O objeto vela é muito louco, ela pode acender outras velas sem se apagar, isso me faz pensar nas mensagens subliminares que surgem a partir dessa ideia. Agora, em 2021, a música ganhou o sentido de busca e foi preciso re-buscar essa vela no fundo da gaveta”, conta. Para ler a matéria completa sobre o lançamento, clique aqui.

7ª Mostra Guarulhense de Cinema

Produtores do audiovisual de obras cinematográficas realizadas na cidade de Guarulhos têm até o dia 12 de setembro para inscrever gratuitamente seus trabalhos na 7ª Mostra Guarulhense de Cinema. A mostra é uma iniciativa do Cineclube Incinerante e tem como objetivos a exibição de filmes nos quais promove o encontro de autores e aproxima o público dos realizadores. Para participar, os interessados devem ler o edital e preencher formulário de inscrição disponível no site www.mostraguarulhensedecinema.com.br.

Nessa edição, a Mostra conta com uma novidade. Além do tradicional panorama da produção de filmes realizados na cidade no último ano, é possível também inscrever filmes de municípios que compõe o Alto Tietê: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Fique por dentro, clique aqui.

Cinema que me Representa

E nesse sábado, a atriz, iluminadora, professora, produtora e diretora teatral Fernanda Carvalho publica mais uma crítica cinematográfica da série Cinema que me Representa, dessa vez do filme Ela Volta na Quinta, que conta a história de um casal de meia idade, que mora no Estado de Minas Gerais e está em uma crise na relação depois de 38 anos de casados.

Essa publicação integra um conjunto de oito críticas, resultado de um trabalho de observações de Fernanda a partir de um curso de formação realizado no Instituto Itaú Cultural em 2021. Nessa leva, serão apresentadas críticas de filmes nacionais, curtas-metragens independentes com links que se encontram disponíveis para apreciação do público.

E tem muito mais! Acompanhe a Agenda da Guarulhos Cultural em https://guarulhoscultural.com.br/agendacultural/.

2 comentários sobre “Agenda Cultural – de 20 a 26 de agosto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo