fbpx
NotíciasPerfil

Miss Guarulhos revela história de dedicação à comunidade da Vila São Rafael

Dentre os projetos sociais aos quais Ieda Favo se dedica está o Miss Comunidade, uma iniciativa destinada a meninas de 7 a 17 anos

Por Carla Maio

A Miss Guarulhos Ieda Favo é uma das inscritas no Miss São Paulo, concurso de beleza do estado de São Paulo previsto para o mês de outubro do qual participam as vencedoras dos concursos de beleza municipais. A vencedora do concurso estadual obtém uma vaga no concurso Miss Brasil.

Natural de Ituberá, na Bahia, a atriz e modelo Ieda Favo veio de família simples e cresceu na comunidade adjacente à São Rafael, em Guarulhos. Aos 26 anos, é formada em Gestão Comercial pela Universidade Metodista de Guarulhos.

Ieda tornou-se Miss Guarulhos em dezembro de 2020 e permanecerá até o final de 2021. Durante esse período, levou muito mais que a representação da beleza feminina para além dos muros da cidade, mas também a responsabilidade social, colocando-se à disposição para servir a população mais vulnerável.

“Foi um desafio trabalhar nesse período pandêmico. Alguns projetos foram adiados; outros, cancelados. Alguns nem saíram do papel, principalmente para evitar ao máximo a exposição das pessoas envolvidas ao vírus. Mas posso descrever em duas palavras o meu trabalho: intenso e prazeroso”.

Miss Comunidade: mais que um evento, uma realização

Foto: Leonardo Vacare

Dentre os projetos sociais aos quais Ieda se dedica está o Miss Comunidade, uma iniciativa destinada a meninas de 7 a 17 anos, que objetiva alcançar crianças carentes com o propósito de fazê-las acreditar em seus sonhos, trabalhar a autoestima, aproximar as famílias e projetar as participantes profissionalmente na carreira de modelos. De acordo com Ieda, o Miss Comunidade foi mais que um evento, foi uma realização.

“Esse projeto é mais profundo do que meramente realizar desfiles, é um trabalho social, de preparo interno, da criação de força do ‘eu’, o que não é nada fácil para essas meninas, que são frequentemente violentadas intelectualmente”.

Como menina que veio da comunidade, Ieda teve a oportunidade de projetar e realizar esse trabalho social e mostrar às participantes que alguns sonhos são possíveis. Com a ajuda de sua equipe, Ieda promoveu um encontro preparatório do Miss Comunidade para as meninas e meninos participantes.

“Minha intenção é fazer com que meninas da comunidade saibam que é possível sonhar e tornar real esse sonho. Eu sou a grande prova disso, saí da favela e com a Graça de Deus realizei muito mais do que eu desejava. Nada, além de você mesmo, pode te barrar”.

Foto: Leonardo Vacare

Na semana anterior ao desfile, que aconteceu na Casa de Cultura Popular São Rafael, Ieda e os organizadores do evento reuniram as participantes em um workshop com profissionais da saúde e higiene (dentista, enfermeira, ginecologista). “Além de um trabalho de preparação da parte mental, beleza e autoestima, as crianças recebem brindes e alimentação local”.

Na data do desfile, os jurados destacaram a Miss Comunidade de cada faixa etárias, eleitas a partir de um conjunto de quesitos como simpatia, desfile, postura e fala. Independente da vencedora, todas recebem um brinde, além de uma cesta básica para cada família representada.

Muito além de carregar a faixa de Miss

A expertise de Ieda na área comercial permitiu que ela atuasse com paixão nos mais variados círculos, realizando palestras de vendas em empresas e palestras motivacionais, baseadas em sua história de vida.

Ela também fez parte de outros projetos de entrega de alimentos, doces e roupas para crianças e adultos necessitados. E não parou nunca. A jovem acredita que o trabalho social está muito além da faixa que carrega: “Está dentro de mim, como ato de gratidão porque um dia eu estive do outro lado e hoje faço questão de servir”.

Ieda também teve a oportunidade de atuar no cinema americano enquanto morava em New York e é muito grata por toda a experiência e aprendizado adquirido, tanto no meio artístico quanto no empresarial.

“Quando comecei no mundo da moda, ouvi muitas críticas de pessoas que diziam que eu não poderia desfilar. Aquilo me deu mais força para provar o contrário, não para eles, mas para mim mesma. E desfilei! E já não mais no meio do barro como antes, mas nas passarelas da semana da moda em Nova York”, afirma com orgulho.

Como Miss da cidade de Guarulhos, Ieda sente-se honrada em poder ser um canal que gere perspectiva e esperança para outras garotas poderem realizar todo e qualquer sonho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content