fbpx
CríticaOpinião

Cinema que me Representa: A Paixão de JL

Com roteiro e direção de Carlos Nader, filme biográfico conta a história de um período da vida do artista plástico José Leonilson, entre 1990 e 1993

Por Fernanda Carvalho

Filme biográfico, A Paixão de JL (Brasil, 2015, 82 min, 14 anos) conta a história de um período da vida do artista plástico José Leonilson, entre 1990 e 1993. JL, apelido dado ao artista, decide gravar um diário, nesta época de sua vida, ele fala sobre a relação que existem entre a vida e suas obras, também a trajetória das suas relações homoafetivas, seus conflitos íntimos em assumir sua sexualidade e a descoberta de ser soropositivo.

Em meio a imagens históricas dos início dos anos 90, Carlos Nader nos situa o momento histórico da vida de JL, o que o mundo estava passando e o que o Brasil vivia e como isso mexia com o artista. Narrador póstumo, JL nos conduz em seu íntimo envolvido por uma sequência de imagens de fotos e vídeos que são as referências do artista para construção de suas obras.

Composto por uma estética lírica, Carlos Nader nos leva a uma experiência sensível e inteligente, desde o cuidado com as imagens, a organização da história, até a trilha sonora, somos imergidos na vida de JL e levados a uma experiência catártica.

Falar sobre uma pessoa que já partiu é uma questão bem séria, pois não temos a versão do próprio ser que vive as ações, temos o olhar de alguém sobre a vida do outro. Porém o cuidado empregado nesse filme nos permite ficar à vontade com o JL apresentado e poder junto com ele experienciar o início dos anos 90.

O gravador de JL é quase como um jornalista, mas também é os olhos da história, sentir a voz, a respiração de José Leonilson e ir percebendo seu ar se esvaindo dos pulmões e, com isso, entender a emergência do que é a vida do artista e como ele encarou a sua “missão”, de forma tão digna nos enche de emoção.

Com um roteiro impecável, o diretor  nos ensina que é possível fazer direito, que é possível ser impecável como ele foi nesta obra.

Assista: https://youtu.be/sNUsY1un51w

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content