fbpx
CríticaNotíciasOpinião

Cinema que me Representa: Edifício Master

Documentário de Eduardo Coutinho retrata histórias de moradores de um edifício em Copacabana sob a ótica de dramaturgia forte e cheia de possibilidades

Por Fernanda Carvalho

Edifício Master (Brasil, 2002, 1h49 min, livre) retrata a vida e o cotidiano de um edifício em Copacabana e seus 226 apartamentos, quase 500 moradores e 12 andares de histórias.

Coutinho é um cineasta importante na história do cinema brasileiro. O diretor gosta de abordar temas e pessoas do cotidiano que através do seu olhar se tornam protagonistas extremamente importantes para contar a história dos brasis que existem em nosso país.

Edifício Master retrata histórias de pessoas como Sérgio, o administrador  do prédio, e também Maria do Céu, como tantos outros que constroem uma dramaturgia forte e cheia de possibilidades. O documentário conta com roteiro escrito através das histórias dos moradores do edifício, possível através de um processo de entrevistas que Eduardo Coutinho e sua equipe desenvolvem dentro deste espaço.

Com um início muito interessante, Coutinho derruba a quarta parede desde o começo do filme. Vemos a equipe chegando e se apropriando dos espaços do prédio, que é apresentado pela narração do diretor, o que nos permite aprender com ele uma das possibilidades e formas de se construir um documentário através de um olhar distinto e objetivo da direção, que vai conduzindo a história e determina o espaço e início do filme.

Entre histórias marcantes do passado de suicídios e violência, descobrimos a transformação que ele teve, transformando-se em um lugar familiar e acolhedor. Essas histórias são contadas e intercaladas por imagens de apartamentos vazios e que nos ajuda a criar novas personagens e colocá-las em outros espaços vazios: quais são suas histórias? Quem são essas pessoas?  Quais são as suas histórias?

Risadas e lágrimas ao relembrarem suas vidas e como elas se confundem com as histórias do edifício tomam os personagens mais próximos de quem os assiste.

Toda a potência apresentada no filme nos faz pensar sobre tantas possibilidades de contar uma história e que temos infinidades delas nas ruas de nosso país. Coutinho sabe disso e aproveita este conhecimento para nos permitir entrar em contato com elas.

Assista: globoplay.globo.com/edificio-master

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo